Nosso planeta existe há algo como 4.7 bilhões de anos e o homem em sua forma primitiva vive nele há dois milhões de anos. Porém, somente há cerca de 70.000 anos é que o ser humano começou a sepultar os seus mortos, demonstrando o inicio de práticas rituais.
Os Neandertais enterravam seus defuntos do sexo masculino com alguns utensílios considerados necessários na outra vida. Esta crença na vida para além da morte, um embrião do que viriam a ser as religiões, principiava por estabelecer uma forte discriminação entre os sexos, pois são poucos os vestígios que o homem de Neardental enterrasse também as mulheres com os referidos utensílios.

Se a mulher foi inferiorizada desde a origem do ser humano por um ambiente inóspito que privilegiava a força e punia a maternidade, as religiões cumpriram seu importante papel de perpetuar o que existiu de pior nos homens. O que ocorre episodicamente de pior na vida social e cultural, logo é apropriado pela religião, com um agravante, esse pior nunca mais será abandonado.
mas no paleolítico existem evidências de um culto do matriarcado e da deusa mãe, muito tempo antes do patriarcalismo religioso...
ResponderExcluir