quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Astrologia não é ciência

Eu era gêmeos, mas dava tudo errado, aí eu mudei... (Domésticas, o Filme) 

A astrologia é mãe da astronomia. Até a Era Moderna eram praticamente indistinguíveis. Teve importante papel na formação das culturas, e sua influência é encontrada em todas as religiões antigas e em várias disciplinas através da história. A astrologia nasceu junto com a matemática e, por isso, talvez tenha assumido um caráter científico, o qual nunca teve.

A característica fundamental da ciência é basear-se na observação da natureza e na experimentação. Os efeitos das posições dos planetas e da Lua em qualquer pessoa na Terra nunca foram demonstrados em qualquer estudo sistemático. Nas últimas décadas vários cientistas testaram as previsões da astrologia e comprovaram que não há resultados.

Um teste duplo-cego da astrologia foi executado pelo físico Shawn Carlson, do Lawrence Berkeley Laboratory, Universidade da Califórnia. Grupos de voluntários forneceram informações para que uma organização astrológica bem estabelecida produzisse um horóscopo completo da pessoa, que também preenchia um questionário de personalidade completo, pré-estabelecido de comum acordo com os astrólogos.

A organização astrológica que calculava o horóscopo completo da pessoa, juntamente com 28 astrólogos profissionais que tinham aprovado o procedimento antecipadamente, selecionavam entre três questionários de personalidade aquele que correspondia a um horóscopo calculado. Como havia 3 questionários e um horóscopo, a chance de acerto aleatório é de 1/3 = 33%.

Os astrólogos tinham previsto antecipadamente que a taxa de acerto deveria ser maior do que 50%, mas, em 116 testes, a taxa de acerto foi de 34%, ou seja, a esperada para escolha ao acaso! Os resultados foram publicados no artigo A Double Blind Test of Astrology, S. Carlson, 1985, Nature, Vol. 318, p. 419.

Porque então, mais da metade das pessoa acredita em astrologia.?

A resposta recai sobre o processo de auto-engano a que se submetem as pessoas. Imagine que você consulte um astrólogo buscando acertar o resultado em um jogo com 10% de chance de acerto Se o astrólogo erra, qual sua sensação? Frustração com a astrologia? Não, frustração com o astrólogo, e logo você consulta outro, e outro, até que um acerta. Ora, não precisa ser estatístico para descobrir que, cedo ou tarde, ou em média na décima consulta, um astrólogo acerta.

Qual sua sensação agora? Total confiança no astrólogo e na astrologia. Todas as frustrações passadas são creditadas aos astrólogos e o sucesso casual presente a astrologia.

Por isso quem riu da frase a protagonista do filme, que tome cuidado, pois pode estar fazendo a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário