Bento 16 comunicou à comunidade católica que os casamentos entre católicos e não católicos não são considerados válidos.O papa decidiu alterar o Código de Direito Canônico e apertou o cerco aos menos ortodoxos dentro da Igreja Católica.
Alterado, o artigo 1124 estabelece que "é inválido o matrimônio entre duas pessoas, uma das quais batizada pela Igreja Católica ou nela integrada e outra que não seja batizada". Ou seja, católicos e não católicos deixam de poder casar-se pela Igreja. Fica por esclarecer se os casamentos celebrados antes desta alteração são abrangidos pelas novas regras - ou seja, se deixam de ser reconhecidos todos os matrimônios celebrados entre batizados e não batizados ou com pessoas de outras religiões.Também os batizados que hoje professem outros credos são afetados pela alteração.
O casamento "entre duas pessoas batizadas, uma das quais batizada pela Igreja Católica ou nela acolhida através do batismo, e a outra integrada numa comunidade eclesiástica que não está em plena comunhão com a Igreja Católica não pode celebrar-se sem a autorização expressa de uma autoridade competente", lê-se no documento papal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário